sexta-feira, 21 de maio de 2010

PROJETO COMBATENDO A VIOLÊNCIA NA COMUNIDADE ESCOLAR.

APRESENTAÇÃO

A capacidade do homem na sua evolução genética e racional faz o aprender permanecer no dia-a-dia em constante evoluir buscando aperfeiçoar as novas descobertas que aparecem como um desafio para a sua solução.
A educação é a peça fundamental para o ser humano atingir o pico na sua busca evolutiva no conhecimento do novo, o cognitivo é um momento que irá adquiri-lo no decorrer da sua vida.
Este projeto de Combate a Violência Escolar tem a pretensão de extinguir o mal que assola as salas de aula das nossas escolas.

JUSTIFICATIVA

Diante da violência existente no convívio escolar, houve a necessidade da elaboração de um projeto para se trabalhar na escola, onde possa resgatar a auto-estima do aluno e do convívio familiar, propondo soluções viáveis que elevem o desejo de freqüentar as aulas, amenizando as dificuldades extracurriculares.Buscando influenciar na vida escolar dos alunos, fazendo com que os mesmos tenham o desejo em vir para a escola no intuito de amenizar a violência,que os mesmos encontram nas ruas,bares e no convívio do lar. Portanto a escola propõe metodologias diversificadas que possam contribuir para a extinção que assola as salas de aula das nossas escolas.


OBJETIVO GERAL


Desenvolver uma campanha na escola contra a violência, esclarecendo o que é violência, suas faces e suas conseqüências.






OBJETIVOS ESPECÍFICOS


*Sensibilizar os alunos para o papel de cada um na sociedade;
*Desenvolver o senso crítico do aluno em relação aos fatos em si, pela maneira como são apresentados;
*Organizar campanhas para conscientização pela não violência;

*Possibilitar trabalhos diversificados enfocando a violência;
*Discutir o tema visando o combate à violência;


AÇÕES METODOLÓGICAS


*Envolvimento de todos os alunos e professores no projeto;
*Realização de leituras, manchetes relatando a violência;
*Apresentação vídeos, que tratam o tema abordado com abrangência;
*Trabalho enfocando aspectos significativos da língua portuguesa, na oralidade, a reflexão, a formação de opinião. Na escrita, produção de diferentes textos e conhecimento de diferente forma de organização de texto. Na Leitura, o contato com gêneros textuais: verbal e não-verbal, romances, cordéis e anúncios de jornais, com depoimentos apresentados na mídia, análise lingüística, por meio da reescrita de textos produzidos pelos alunos;
*Campanhas no Colégio contra o uso de drogas e não propagação da violência;
*Poesias criativas enfocando o tema;
*Produção de textos que são reescritos para melhorar a clareza, coesão, coerência e argumentação;

*Trabalhos individuais, em duplas e em grupos;
*Exibição de filmes, questionamento oral sobre os personagens, enredo, época;
*Debates sobre a violência presente no dia-a-dia;
*Organização de campanhas de conscientização pela não violência;
*Apresentação do resultado em painéis, jornais, mural, slogans, cartazes, panfletos, montagens gráficas;

*Leitura, analisando e interpretando tipos de textos sobre a violência;
*Apresentação de peças teatrais.



AVALIAÇÃO

Através das produções textuais,apresentação de peças teatrais,imagens e de todas as atividades executadas pelos alunos.

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